segunda-feira, 2 de abril de 2012

Yôga & Slackline - caminhos para a meditação


Brincando de YogaLine na Praia do Sono, Paraty/RJ.

O que tem em comum essas duas práticas?

Respiração, equilíbrio, concentração, força, flexibilidade... e Meditação! Sim!

Quem pratica Yôga, começa a treinar meditação a partir de técnicas de concentração e saturação mental.
Quando comecei com o slackline, era tão instável... Porém, com determinação e auto-superação, logo comecei a atravessar a fita.
Na verdade, sou super amadora nessa prática, mas quando se começa a pegar o espírito da coisa fica claro: é tamanha concentração que a mente silencia e você pode escutar seu próprio silêncio.

É o mesmo processo do ásana (técnicas corporais do Yôga). Enquanto não se tem a consciência corporal para executar uma posição, você faz mais força do que o necessário, sua musculatura treme, queima, as emoções se abalam e surge uma gama de pensamentos. Mas, com disciplina e constância conquista-se estabilidade na permanência, respiração coordenada, atitude mental e emocional pró-ativas e enfim, consegue-se relaxar na postura... Até mesmo numa posição que exige mais força muscular. Quando chega-se a essa descontração no ásana, consegue-se perceber esse silêncio que transborda em cada célula do seu corpo. É um estado meditativo alcançado através do corpo, através do ásana.

O slackline, exercita o equilíbrio estático e dinâmico, e a consciência corporal;
atua sobre distúrbios de concentração; desenvolve os reflexos, aumentando a velocidade de reação corporal; trabalha na musculatura proprioceptiva e a coordenação motora fina, além de ser uma excelente ferramenta para trabalhos de preparação e resistência física.

E como no Yoga, é estar presente no momento presente! Se você não se concentra, não pára em cima da fita mesmo!

Uma prática desafiadora, que balanceia e alinha todas as camadas do Ser, pois levamos em consideração a movimentação integrada com a respiração e a concentração. 

É corpo e mente em integração, um excelente caminho para a meditação.

Para quem curte Yôga e Slackline aí vai um vídeo muito inspirador:

Marina Engler

2 comentários:

  1. É uma pena não ser acessível na minha cidade!
    Belissima arte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, você pode comprar um slackline pela internet e começar treinando em alguma praça. Eu comecei assim. Só! Auto-didata mesmo, kkkk! Sobe, cai, sobe, cai, sobe, cai... até subir e ficar. Não tinha visto ainda aqui em Bauru quando comprei o meu. Leve a novidade para a sua cidade!

      Excluir