terça-feira, 12 de abril de 2011

Como se escreve o termo Yôga


Yôga é um termo sânscrito que siginifica união, integração.


Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi (hiperconsciência).

Ninguém introduziu o acento circunflexo nessa palavra. Ele está claramente indicado no alfabeto dêvanágari.

Em dêvanágari, o acento (matra) é representado por um traço vertical a mais, colocado depois da letra para alongar a pronúncia dessa sílaba, mas não a tornará forçosamente tônica. Na nossa transliteração, sendo uma letra a, u ou i, o acento deve ser agudo e tratando-se de uma letra e ou o, deve ser circunflexo. Tal acento não ocorre só na transliteração para o português, já que se encontra em obras de outros idiomas, tais como o inglês e o castelhano os quais, ainda por cima, nem possuem em sua ortografia o acento circunflexo! (Livro Curso Básico, DeRose)

Fora do Brasil, há décadas esse acento vem sendo utilizado na Inglaterra (Aphorism of Yôga, Sri Purohit Swami, Editora Faber and Faber, Londres); na Argentina (Léxico de Filosofia Hindú, F. Kastberger, editorial Kier, Buenos Aires); em Portugal (Poema do Senhor, Vyassa, Editora Relógio d’Água, Lisboa); etc.

Consulte o Sanskrit-English Dictionary, de Sir Monier-Williams, o mais conceituado dicionário de sânscrito, página 804.

Mais referências:

Yôga tem acento em outras línguas: 


Nossa língua, nossa pátria: 

O Yôga e a Ioga: como tudo começou: http://www.yogaribeiraopreto.org/yoga-ioga/

DeRose ensina escrever SwáSthya Yôga em dêvanágarí: http://yogapress.wordpress.com/2009/05/page/2/  


Podemos, então, concluir qual é a maneira correta de escrever o tão polêmico termo em pauta. No entanto, todas as pessoas são livres para escrever como bem entenderem. 
Acredito que o mais importante, dentre os que praticam esta filosofia de desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e hiperconsciência, é preservar a ética, o respeito, o amor e a união. Citando Pátañjali, a primeira norma ética milenar do Yôga é a não-agressão (ahimsá); e a segunda, é fazer o uso da verdade (satya).


Nenhum comentário:

Postar um comentário