terça-feira, 13 de março de 2012

Yôga e a arte de se relacionar


Uma vez um discípulo perguntou ao seu Mestre como ele poderia saber se estava evoluindo na senda. E o Mestre respondeu: qual é a freqüência em que você se vê envolvido em algum conflito? Se você está em meio a conflitos, discussões, brigas 1x/semana, quer dizer que você precisa aprender muito ainda. Se é uma vez por ano já está bom, mas ainda tem muito treinamento pela frente. Até que um dia você não se vê mais envolvido nesses tipos de situações. Você mede o seu grau evolutivo observando seus relacionamentos. Aprimorando-os a cada dia. O tempo todo. E isso é autoconhecimento! Você não pode mudar a sua volta, mas pode moldar-se a si mesmo. Como já dizia Gandhi: seja você a mudança que quer ver no mundo.


Autoconhecimento é a trilha que conduz à hiperconsciência, meta do Yôga.


Ora, todos sabemos, que o Yôga é magistral em administração do stress, desenvolvendo uma grande habilidade emocional. A expansão da consciência que esta filosofia milenar proporciona permite que você se relacione consigo mesmo e com o universo a sua volta da melhor maneira possível e obviamente isso se reflete em todos os seus relacionamentos desde os profissionais até os afetivos, familiares e sociais. Contudo, tal desenvolvimento pessoal se expressa em inteligência social, garantindo que essa pessoa seja bem-sucedida em sua vida pessoal e profissional. Tema em voga na atualidade. É a leitura que se encontra no caderno Comportamento, da revista Isto é, desta semana sobre inteligência social. “Segundo especialistas que se debruçaram sobre o tema, são seis as habilidades que devem ser trabalhadas: comunicação verbal, não verbal, assertividade, autoapresentação, feedback e empatia... Saber se relacionar é a base de tudo!”

Essa ancestral filosofia indiana, o Yôga, já se ocupou disso nos últimos milênios. Mas demorou 5 mil anos para os especialistas e estudiosos do comportamento humano notarem a essência de se viver bem: se relacionar bem! E no fundo do coração, é isso o que todos nós mais queremos.

Agende uma aula experimental: 14 99738 3613

Qualidade de vida e autoconhecimento na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário