sábado, 12 de maio de 2012

Atitude interior perante os ásanas - técnicas corporais

Algumas pessoas já me falaram que o que elas mais gostam das minhas fotos, nem é tanto o ásana em si, mas o sorriso; a expressão de leveza e de bem-estar. O sorriso deixa o ásana mais leve, mais prazeroso e seu corpo responde muito melhor aos seus comandos, acelerando o seu progresso e auxiliando na permanência. É fundamental manter uma atitude emocional e mental consciente e pró-ativa. Durante a permanência, cultive apenas pensamentos que vão fortalecer a sua vontade. Isso é tapas. Autosuperação*.

Vrikshásana - aula no Parque Vitória Régia


Nessa atitude interior do sádhaka (praticante) deve estar presente 3 fatores:

1.     Localização da consciência na parte do corpo mais solicitada durante a permanência. Pode ser “um órgão ou grupo de órgãos, um músculo ou grupo musucular, uma articulação, um chakra etc”. Isso garantirá um fluxo maior de sangue nessa região, e, consequentemente, contribui para a “regeneração de tecidos, a vitalização de órgãos e músculos, a eliminação de potenciais enfermidades, estimula chakras e aumenta a flexibilidade”.

2.     Mentalização imagens, cores e sons nessa região. Aplica-se a cromoenergética: “cor azul celeste é sedativa. Cor alaranjada é estimulante. O verde claro associa-se aos arquétipos primitivos das florestas e induz à saúde generalizada. Dourado contribui para desenvolvimento interior. Violeta auxilia a queimar etapas e superar karmas”.

3.     Bháva, profundo sentimento ou reverência; conduta, inclinação da mente. É o corpo emocional conferindo força ao ásana. É a vontade!

(Trechos tirados do Tratado de Yôga, DeRose)


*Auto-superação

O tapas é uma das normas éticas de Pátañjali, e significa, auto-superação. Nesse sentido, o yôgin deve observar constante esforço sobre si mesmo. Esse esforço de auto-superação consiste no cuidado de sempre, em todos os momentos e situações, fazer o melhor que se pode e até mais, se superando.

A humildade e a disciplina na prática diligente do Yôga é uma forma de tapas.

E lembre-se sempre de que o mais importante é prezar pelo bom-senso e bem-estar. Trabalhar o corpo superando seus limites, porém, com consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário