terça-feira, 19 de junho de 2012

Yôga e Skate


Tadeu Garcia voando a mais de 4m do chão
na rampa profissional da 109st em Tibiriçá
Foto: Lucas Ribeiro, Coletivo Natural.

Numa prática de Yôga você trabalha técnicas respiratórias, corporais, relax, meditação etc.

Como elas vão atuar no treinamento de um skatista proporcionando a ele uma alta performance no skate?

É necessário ter foco nos treinos e principalmente em cima do skate. A respiração ajuda o skatista a manter o foco, a disposição e evitar momentos de muita adrenalina antes de campeonatos. Os yôgis desenvolvem maior consciência sobre o sistema respiratório, aumentando a capacidade e resistência pulmonar. Além disso, a concentração está conectada com a respiração. E para manter o equilíbrio, é necessário concentração.

As técnicas corporais promovem força, flexibilidade, leveza, agilidade, beleza, centro, estabilidade, alinhamento, consciência corporal etc. Portanto, o Yôga vai trabalhar a tecnologia do seu corpo para que ele seja cada vez mais eficiente e menos suscetível a lesões.

As técnicas de descontração colaboram para a absorção e assimilação do treinamento, resultando em menos “dores de dia seguinte” e o melhor, quando você absorve e assimila bem o seu treinamento, mais acelerado é o seu desenvolvimento pessoal. E mais, promovem uma reprogramação emocional e um contato profundo consigo mesmo, atuando intensamente no processo de administração do stress.

Tudo isso é autoconhecimento e expansão da consciência... E, consequentemente, alta performance no Skate!

Rene Shigueto (skatista profissional e praticante de SwáSthya Yôga), 
em Flushing Meadows - Corona Park/NY. 
Foto: Günter Mokulys

"O Yôga ajuda muito no skate, aumenta nossa flexibilidade e força muscular, nos dá mais equilíbrio. Consigo uma maior concentração e tenho mais foco para aprender manobras novas evitando lesões. Fico menos ansioso nas competições, e o mais importante é ser mais saudável! Acho que é isso, só faz bem!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário