quarta-feira, 4 de julho de 2012

Modernidade Líquida - reflexões


Nas palavras de  Zygmunt Bauman, em uma entrevista cedida para a Isto é, "líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem. A temperatura elevada — ou seja, o impulso de transgredir, de substituir, de acelerar a circulação de mercadorias rentáveis — não dá ao fluxo uma oportunidade de abrandar, nem o tempo necessário para condensar e solidificar-se em formas estáveis, com uma maior expectativa de vida". 

Estamos todos no mesmo barco e dependemos uns dos outros num momento da sociedade em que percebemos que estamos nos “limites da suportabilidade do planeta”.

Democracia global?

As discussões sociais cederam espaço para a exposição de privacidades e intimidades. Estamos passando por um momento de inversão de valores.
Será que ainda lembramos o que significa o respeito ao próximo? A amizade? O casamento?

“Estamos todos numa solidão e multidão ao mesmo tempo.”

Qual será a fórmula perfeita para equilibrar segurança e liberdade?

Talvez seja necessário ao homem, caminhar entre os opostos para um dia encontrar o caminho do meio.

E obviamente não há uma fórmula global perfeita.

Cada indivíduo precisa encontrar a sua própria fórmula. E isso só é possível através do autoconhecimento.

Percepções mais aguçadas sobre si mesmo e sobre o mundo a sua volta, lucidez nas escolhas é poder atuar na vida; moldar o futuro, viver de maneira mais agradável, estável e com mais arte.

Assista ao vídeo de Zygmunt Bauman, Fronteiras do Pensamento, onde ele trata de assuntos tais como sociedade pós-moderna, relacionamentos, internet e a tal da felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário