domingo, 5 de agosto de 2012

A importância do Yôga para crianças


O desenvolvimento infantil está intimamente ligado com as condições de vida da criança, tais como  alimentação, saúde, lazer, e acima de tudo, educação familiar e escolar. Diante deste cenário atual, o Yôga tem muito a contribuir na formação do indivíduo enquanto um ser integral e integrado, e, neste sentido, a prática desta técnica milenar traz inúmeros benefícios tanto às crianças, como às famílias, à escola e à sociedade.
Na sociedade cada vez mais competitiva em que vivemos, pode parecer estranho que crianças sejam estimuladas à introspecção, num contato profundo com seu interior e o próprio corpo. Porém, resultados práticos mostram que, quanto mais cedo se estimula o relaxamento e a quietude interna, maior será sua capacidade de se concentrar e entender melhor o mundo que a cerca. Além de que atividade física é vital para o desenvolvimento das crianças, e atualmente, com o avanço da sociedade moderna, vivemos uma vida muito mais sedentária do que nossos pais e avós. A prática do Yôga é uma forma saudável e divertida das crianças se exercitarem.
Nas aulas são trabalhadas diferentes conjuntos de técnicas e vivências, respeitando sempre o limite individual até porque eles ainda estão em formação física, psicológica e mental. Existem exercícios especialmente indicados para crianças, a quem se ensina como se fosse uma brincadeira e que, por não criar uma rotina e fazer de cada aula uma seqüência de novidades, motiva os “novos” praticantes.



As crianças se beneficiam muito da prática do Yôga através do desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e alongamento. Existem técnicas que massageiam os órgãos e glândulas, o que favorece o bom funcionamento da digestão e excreção; a capacidade respiratória é altamente beneficiada, melhorando as condições gerais do aparelho respiratório. A prática possibilita à criança adquirir consciência corporal, bons hábitos posturais, tônus muscular adequado à estrutura óssea da criança, estimula o crescimento e contribui para um sono de melhor qualidade.  E essa é apenas a parte física da prática. Além de todos os benefícios anteriormente citados, têm-se os aspectos emocionais e psíquicos que também são estimulados. A criança desenvolve equilíbrio emocional, auto-confiança, concentração, atenção, memória, aumenta a percepção do mundo à sua volta, aprende a liberar as tensões e a manejar a agressividade.
Não existe idade para fazer Yôga, porém aos três anos pode se iniciar uma prática com execução de posições adequadas às fases do desenvolvimento motor. As crianças têm mais elasticidade, o que proporciona um aprendizado muito mais rápido que dos adultos. Outra vantagem está em que, ao praticar, as crianças desfrutam o momento e o fazem plenamente, não trazem preocupações, aproveitando ao máximo seus infinitos benefícios.
Por todos estes fatores, é muito boa a aderência das crianças à prática, e os benefícios são percebidos muito facilmente, além de serem muito importantes na própria formação física, mental e emocional delas.
    
MINI-CURRÍCULO
Paola Oliani Vieira da Silva é psicóloga e professora de Educação Artística formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista/ Campus de Bauru). Desenvolve projetos em escolas públicas e particulares, de educação infantil e ensino médio, desde 2000, tendo realizado atividades com alunos, professores e funcionários.
Formou-se como professora de Yôga e Tai-chi pelo Núcleo de Yôga e Tai-chi Shivashram, Bauru. Fez cursos de Yôga, Bio-psicologia e Ayurveda no Parque Ecológico Visão Futuro em Porangaba. Curso de Hatha Yôga no Ashram Vedniketam em Rishikesh, Índia.  Fez formação em Yôga para crianças e adolescentes com Maurício Salem no Shanti Yoga Shala, Rio de Janeiro.

Texto escrito por Paola Oliani

Agende uma aula experimental para seu filho.
Contato com Paola: 14 8115 7921 / paolashiva@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário